NAS AULAS DOS GUERREIROS A GRANDE ESTRELA É O FREVO!
Veja algumas imagens e tire suas próprias conclusões.
UNIÃO ENTRE PASSISTAS, É POSSÍVEL?
OPINIÃO. Fala-se muito da necessidade de ver um dia a tão esperada união entre os passistas de frevo.
A FORÇA DA CAMISA AZUL
Nas aulas do Projeto Frevo na Praça, já foi possível observar que os professores dos Guerreiros do Passo, utilizam nos seus encontros semanais no bairro do Hipódromo...
MAX LEVAY REGISTRA OS GUERREIROS DO PASSO
O pernambucano Max Levay, profissional de reconhecido talento da arte da fotografia, fez um bonito registro dos Guerreiros do Passo no último mês de março. O artista produziu...
FOCO NO APRENDIZADO
Hoje em dia a busca por um melhor condicionamento na arte desenvolvida pelos famosos passistas de frevo, tem levado alguns praticantes a sair por ai pulando de aula em aula...
Frevo DONA LUCÉLIA
Integrante dos Guerreiros do Passo recebe frevo
Lucélia recebe partitura de Geraldo Silva acompanhado por Fernando Zacaria |
A partir de agora, o frevo de Lucélia se integrará ao acervo da Troça Carnavalesca Mista O Indecente, agremiação que já mantém um frevo de rua do mesmo autor chamado INDECENTE. Este frevo foi gravado em CD pela Orquestra do Maestro Mendes em 2009.
A homenagem a esta dançarina promete não parar por ai. Dona Lucélia tem tudo para ser gravado em disco, e o Maestro Oséas, de Olinda, irá receber a partitura nos próximos dias, podendo ser ensaiado e executado nas ruas pelo carnaval.
Lucélia na apresentação dos Guerreiros do Passo na Praça do Diário 29/10/2009 - 14º Festival Internacional de Dança do Recife |
Matéria publicada no Jornal do Commercio
Por José Teles
Esta reportagem foi enviada ao e-mail dos Guerreiros do Passo por Humberto Maia.
Guerreiros do Passo encerram sua participação no Festival Internacional de Dança
Professor Miro à frente da aula na Praça |
Os Guerreiros agradecem ao estimado mestre do porta-estandarte Fernando Zacarias, aos nossos professores das aulas de frevo Valdemiro Neto, Lucélia Albuquerque e ao Gil Silva. Agradecemos também aos valorosos e aguerridos dançarinos do grupo de dança, Jean David, Mestre Júnior Pintado, Eduardo Ferreira (Biá), Ricardo Napoleão, Edson Flávio, Lucélia Albuquerque, Gil Silva, Valdemiro Neto, Eduardo Araújo e João Lucas pela forma como aceitaram participar das apresentações e de todo o comprometimento que demonstraram.
Rendemos especiais agradecimentos ao coordenador do Festival Internacional de Dança Arnaldo Siqueira e a toda sua equipe técnica que, com muito respeito e profissionalismo, expuseram de forma admirável o nome dos Guerreiros do Passo na cena cultural da cidade.
Imagens dos Guerreiros do Passo no 15º Festival Internacional de Dança do Recife
Curso de Porta-estandarte
O curso de Porta-estandarte antecede as aulas de frevo na Praça do Hipódromo. Aproveitem, É DE GRAÇA!
Sábado tem Curso de Porta-estandarte na Praça do Hipódromo
Os requisitos para participação é ter mais de 16 anos, sem distinção de sexo, e estar em boas condições físicas. Para quem acompanha as aulas de dança que normalmente acontecem no local, não terão motivo de preocupação, o curso de Porta-estandarte iniciará às 15 horas, e às 16 horas a oficina de dança começará sem prejuízo de continuidade. Aproveitem, É DE GRAÇA.
Integrantes dos Guerreiros do Passo participam de Festival em Salvador-BA
Lucélia Albuquerque |
Gil Siva |
Viviane Souto Maior |
Programa da Rádio Universitária FM menciona os Guerreiros do Passo
Renato Phaelante Foto acervo Guerreiros do Passo |
Memórias de Nossa Gente é transmitido todos os domingos às 17 horas na rádio Universitária FM 99.9. A emissora faz parte da Universidade Federal de Pernambuco.
GUERREIROS RECEBEM VISITA
GUERREIROS DO PASSO RETORNAM A LIVRARIA CULTURA
Cartaz de divulgação do evento |
Pesquisadora apresenta resultado de estudo sobre o frevo na Livraria Cultura
O evento terá a forma de uma aula-espetáculo; o evento é gratuito e terá a participação especial do grupo de frevo Guerreiros do Passo
Da Redação do pe360graus.com
Guerreiros participam de documentário sobre Nascimento do Passo
Segundo um dos realizadores do documentário, Yuri Queiroz: "A ideia é fazer um vídeo de 15 minutos, onde será apresentada a vida e a obra de Nascimento, contada em depoimentos de pessoas que conviveram com ele. O objetivo do documentário é ressaltar a importância do trabalho de Nascimento para o frevo enquanto expressão da cultura pernambucana. Para tanto, contamos com a colaboração de algumas pessoas e grupos, entre o eles os Guerreiros do Passo, por ser um grupo de resistência que se utiliza do método criado por Nascimento para dar seguimento ao trabalho desenvolvido inicialmente por ele", completa Yuri. As filmagens com os Guerreiros foram feitas na Praça do Hipódromo. O referido projeto, faz parte do trabalho de conclusão do curso em Jornalismo dos alunos pela Universidade Católica.
Projeto recebe doações de sombrinhas
O Guerreiros do Passo através de sua diretoria agradece o gesto do estimado passista, reafirmando que a campanha continuará, esperando com este maravilhoso exemplo, intensificar a arrecadação de mais sombrinhas de frevo. Lembramos que a campanha recebe também sombrinhas quebradas.
1º de Maio tem Frevo na Praça da Jaqueira
O retorno das aulas acontece dia 8 de maio.
Foto do evento - Disponível no site da Prefeitura do Recife |
Guerreiros são destaque em site
Nascimento do Passo será homenageado em Festival
Décima edição do evento homenageará Nascimento do Passo e Roseli Rodrigues (in memorian); apresentações acontecem no Teatro do Parque, de 22 a 25 de abril
PROGRAMAÇÃO:
Guerreiros em Porto de Galinhas
Ainda Carnaval
Da mesma forma que no RJ os carnavalescos podem trazer para a Sapucaí uma grande águia a movimentar suas asas, abrir eu bico, por que o Galo do Recife não pode mostrar a sua grandiosidade , lançando os sons de seu canto que serão levados pelo Capibaribe para o oceano, para o mundo? Um Galo com “pernambucanidade”, exibindo a raça dos “bravos guerreiros”, que podem estufar o peito e cantar “Pernambuco, imortal, imortal.”
Se um “rebolation”, pobre de sonoridade, pode permitir o remelexo e o rebolamento, se as escolas de samba mantêm o “samba no pé” e se os cariocas fazem ressurgir as “bandas de bairro”, renascendo o autêntico e simples Carnaval do RJ, com suas marchinhas e suas fantasias, o pernambucano tem muito mais do que isso: tem a multiplicidade de seus ritmos, tem a alegria de seu povo a mostrar nas ruas, só ele pode apresentar um maestro Forró com sua orquestra, que bem poderia sair nos dias de Carnaval arrastando pelas ruas a multidão na “onda” do frevo. O “Escuta Levino”, que se apresenta na quinta-feira da semana pré-carnavalesca é um bom exemplo. Dêem força ao frevo e ao passo. Bom ser lida uma pequena-grande nota da Folha de Pernambuco, edição de 18 deste mês: querem ofuscar o que é nosso, “matar o genuíno frevo pernambucano apenas para atender a interesses comerciais e políticos.”
Deixem o povo “frevar” e fazer o passo livre, solto, de cada um, e não com passos harmônicos de uma escola de samba. Não precisamos importar nada. Temos já uma multiplicidade de cores, de tons e de sons, temos cantores e compositores que trazem o frevo no sangue. Temos novas orquestras e maestros, temos jovens bonitas e alegres trazendo o batuque do maracatu, temos a individualidade de cada com suas fantasias, a irreverência sadia, temos grupos familiares fantasiados pelas ruas. Nada de ficar em frente a grande palco para exibições de artistas de fora. Deixa pra lá.
Flabelo pronto para as evoluções, orquestra e coral, o primeiro frevo de bloco, o seu próprio hino: “E o Bloco da Saudade assim recorda tudo o que passou.” E vem um dos momentos mais emocionantes: o ingresso na Rua da Imperatriz. Indescritível: “Vou relembrar o passado, do meu Carnaval de fervor...Na Rua da Imperatriz, eu era muito feliz, vendo os Blocos desfilar...”. E depois, “ Nós somos madeira, de lei que cupim não rói.” Ao final da rua, na subida da Ponte, “até o rio parou de correr.... só para ver meu bloco de recordações.” E assim segue o alegre Bloco da Saudade até o bairro do Recife, a mostrar que “O Recife tem, o Carnaval melhor do meu Brasil.”
O que trás imensa alegria é, no dia seguinte, ver toda a casa vestida de Carnaval: “escapulários” na sala, chapéus na mesa, adereços nos quartos. No terraço, gola e cabeleira de maracatu, um chapéu de couro igual ao de um cangaceiro. Como se estivessem todos a dizer: não fique triste, para o ano tem mais...
GUERREIROS PRESTAM HOMENAGEM AO MESTRE NASCIMENTO DO PASSO
A noite do dia 11 de fevereiro será marcada por uma emocionante homenagem ao mestre e será a primeira lembrança festiva realizada na cidade depois do seu falecimento, já que até este momento, nenhuma ação oficial por parte dos órgãos responsáveis pela cultura no nosso estado tomou a devida iniciativa.
Serviço:
Dia 11/02/10 - Quinta-feira
20h – Início do desfile na Praça Maciel Pinheiro, indo até o Recife Antigo.
Boneco gigante, estandartes, passistas e orquestra do Maestro Lessa.
ABSURDO - TROÇA O INDECENTE SEM CARNAVAL
É DE FAZER CHORAR!!!
CONCURSO DE PASSISTAS 2010 - GUERREIROS LEVAM PREMIOS
PRÉ-MIRIM FEMININA:
1º lugar - Talita Myrelle Oliveira
2º lugar - Sara Fernanda Monteiro
PRÉ-MIRIM MASCULINO:
1º lugar - João Lucas Barbosa Correia
2º lugar - Lucas Souto da Silva
MIRIM FEMININO:
1º lugar - Andreza Carolina dos Santos
2º lugar - Sabrina Feliciano
MIRIM MASCULINO:
1º lugar - Kleber Félix dos Santos
2º lugar - David Vitorino Alves
INFANTIL FEMININO:
1º lugar - Victória Marques do Nascimento
2º lugar - Monaliza Trajano da Silva
INFANTIL MASCULINO:
1º lugar - Washington José Machado
2º lugar - Raphael Windson Monteiro
JUVENIL FEMININO:
1º lugar - Emilayne da Silva Gomes
2º lugar - Francielle Tenório da Silva
JUVENIL MASCULINO:
1º lugar - Wanderlei Aires dos Santos
2º lugar - Danilo Henrique Correia
ADULTO FEMININO:
1º lugar - Simone Maria da Silva
2º lugar - Taciana Ramos da Silva
ADULTO MASCULINO:
1º lugar - Deyvson Vicente Ferreira
2º lugar - Allisson Lopes Da Silva
MASTER FEMININO:
1º lugar - Letícia Ferreira da Silva
2º lugar - Josilene Rodrigues da Silva
MASTER MASCULINO:
1º lugar - Gil Silva
2º lugar - Ricardo Cunha Napoleão
FOLIÃ FEMININO:
Vanessa Dias da Silva
FOLIÃO MASCULINO:
Gilvan Resende Braga Neto