NAS AULAS DOS GUERREIROS A GRANDE ESTRELA É O FREVO!

Veja algumas imagens e tire suas próprias conclusões.

UNIÃO ENTRE PASSISTAS, É POSSÍVEL?

OPINIÃO. Fala-se muito da necessidade de ver um dia a tão esperada união entre os passistas de frevo.

A FORÇA DA CAMISA AZUL

Nas aulas do Projeto Frevo na Praça, já foi possível observar que os professores dos Guerreiros do Passo, utilizam nos seus encontros semanais no bairro do Hipódromo...

MAX LEVAY REGISTRA OS GUERREIROS DO PASSO

O pernambucano Max Levay, profissional de reconhecido talento da arte da fotografia, fez um bonito registro dos Guerreiros do Passo no último mês de março. O artista produziu...

FOCO NO APRENDIZADO

Hoje em dia a busca por um melhor condicionamento na arte desenvolvida pelos famosos passistas de frevo, tem levado alguns praticantes a sair por ai pulando de aula em aula...

News - Guerreiros pretendem retornar às atividades abertas ao público ainda este ano/ Este site vai entrar em manutenção.

GUERREIROS DECIDEM FICAR FORA DO CARNAVAL MULTICULTURAL DO RECIFE

O grupo de dança Guerreiros do Passo ficará fora em 2011 do Carnaval Multicultural do Recife.

A deliberação foi tomada pelo próprio grupo e comunicada ao Gerente de Dança da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Alexandre Macedo, numa resposta à sua solicitação para a inscrição dos Guerreiros do Passo nos Pólos do carnaval 2011.

Esta determinação está relacionada com a experiência acumulada em mais de cinco anos de participação do grupo na festa patrocinada pela Prefeitura, e, segundo os diretores, nunca acrescentou absolutamente nada, pelo contrário, só deu dor de cabeça.

O período seguinte, logo depois do carnaval, é outro problema. Um martírio para o recebimento do cachê que gira em torno de R$ 600,00 e, além de serem descontados impostos, vem ser pago em parcelas lá para o mês de maio ou junho, desestimulando qualquer pensamento de participação. Uma das exigências dos organizadores dos Pólos é que os grupos devem levar no mínimo dez (10) dançarinos para as apresentações, e o valor acima mencionado, quando é dividido, chega a ser vergonhoso. Sem contar que muitas apresentações são de madrugada e não há nenhuma estrutura de transporte para os passistas, tendo o grupo que se virar para chegar ao local marcado na programação. O contrário acontece com os artistas de fora, que tem todo o translado disponibilizado, hotéis e camarins preparados. E isto vem se repetindo nesta gestão e em outras do mesmo partido, e nunca mudou.

Sabe-se que a atitude do grupo não significará nada se compararmos a dimensão e a força do Carnaval do Recife, mas, simboliza um grito, mesmo que solitário, e vem dizer do descaso e da insatisfação de uma das instituições que representam legitimamente o frevo pernambucano. Se outros fizessem o mesmo, talvez o resultado obtido no carnaval seguinte pudesse ser diferente. Lembramos que a Troça O Indecente, responsável pelos Guerreiros do Passo, encerrou este ano suas atividades por falta de apoio, depois de três carnavais sem sair às ruas.

Tem-se apenas uma certeza, que, segundo a Prefeitura e seus encarregados, Maria Gadú, Marina Lima, Fernanda Takai, e Ivete Sangallo, merecem mais respeito e representam mais fielmente o Carnaval Multicultural do Recife do que alguns grupos e artistas da nossa cidade.

Fazemos agora uma pergunta: Será que estes artistas estrangeiros que, alguns deles não fazem nem a abertura de uma pequena farra na sua cidade, receberão seus cachês em junho? E os valores, chegarão a ser de R$ 600,00 reais? Com a palavra os dirigentes responsáveis pela salvaguarda das nossas tradições.

FREVO NA PRAÇA COM RECORDE DE PÚBLICO

Praça do Hipódromo - Sábado dia 12/02/2011
As oficinas do Projeto Frevo na Praça, realizadas no bairro do Hipódromo pelos Guerreiros do Passo, estão recebendo uma quantidade de participantes superior do que é registrada normalmente nessa época. Além dos encontros dos sábados, as aulas especiais das quartas-feiras vêm surpreendendo pela frequencia e, às vezes, chega a ser maior que o tradicional encontro do sábado.
Quarta-feira - 09/02/2011
As aulas ministradas pelos Guerreiros do Passo cairam no gosto dos foliões, e passaram a receber inclusive, integrantes de outras escolas e grupos. Em média, cerca de 35 alunos participam dos encontros, e eles, são acompanhados por professores discípulos do mestre Nascimento do Passo, que revezam-se nas danças do Maracatu, Cavalo-Marinho, Coco, Afoxé, Caboclinho, e claro, o Frevo. Neste último sábado, dia 12 de fevereiro, foi alcançado o admirável número de 45 participantes.
O aumento de demanda obrigou os coordenadores do grupo a reforçar a estrutura de sombrinhas e a quantidade de água disponibilizada pelo Projeto, e, desde então, os alunos vem tendo todo o respaldo nas oficinas, tanto na parte material, como também, no que diz respeito à orientação pedagógica.
Graças ao amplo espaço interno da Praça Tertuliano Feitosa, o local pode receber ainda mais alunos, chegando a comportar até 60 pessoas. Participe você também, é GRATIS!

EUFORIA TOTAL

GRUPO GUERREIROS DO PASSO CONTAGIOU O PÚBLICO DO BLOCO DA SAUDADE NESTA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, DIA 11 DE FEVEREIRO.
Quem esteve presente no último acerto de marcha do Bloco da Saudade no Clube Náutico Capibaribe, pôde ver de perto, no intervalo da orquestra de pau e corda, a apresentação dos dançarinos do grupo Guerreiros do Passo que levantaram ainda mais o ânimo dos foliões, deixando-os extasiados por assistir a evolução do frevo, num experimento que há algum tempo vem chamando atenção na cidade.
Além das ótimas atuações dos passistas, a apresentação contou com o auxílio brilhante da orquestra do Maestro LESSA, que executou o repertório musical do grupo ao vivo. A adaptação agradou a todos, sendo um diferencial para a ocasião. Após a exibição, os dançarinos foram abortados por muitas pessoas que parabenizavam pela apresentação, e, logo depois, incetivaram a formação de diversas rodas no salão que,  no momento, se encontrava lotado.
Os integrantes do grupo foram: Mestre Júnior Pintado, Eduardo Biá, Ricardo Napoleão, Jessé dos Santos, Gil Silva, Lucélia Albuquerque, Valdemiro Neto, Otávio Bastos, Salatiel Correia e Jorge Alberto.

Assista alguns trechos da apresentação

GUERREIROS DO PASSO NO JORNAL

DIARIO DE PERNAMBUCO publica neste dia 9 de fevereiro, dia do Frevo, imagens do grupo de dança e dos projetos desenvolvidos pelos Guerreiros do Passo.
Confira a matéria completa clicando aqui.

Guerreiros esquentam as quartas-feiras com frevo

Hipódromo - 26/01/2011
As aulas promovidas pelos Guerreiros do Passo nas quartas-feiras, exclusivamente neste período que antecede o carnaval 2011, estão recebendo um número bastante significativo de participantes, e já estimula os coordenadores do grupo a pensarem que o encontro poderá se estender por mais tempo, fazendo com que as aulas possam acontecer durante o ano todo, a exemplo das oficinas dos sábados.
A abertura de mais um dia com aulas, como dissemos numa matéria aqui mesmo do blog, foi graças às solicitações dos alunos que tinham o interesse de reforçar os ensinamentos e melhorar os passos para o carnaval. Em média, as quartas estão recebendo cerca de 25 participantes, e todos podem frequentar. Os encontros acontecem sempre às 19 horas. Toda a estrutura de sombrinhas, água e som é garantida. Participe.
Praça Tertuliano Feitosa - 26/01/2011