NAS AULAS DOS GUERREIROS A GRANDE ESTRELA É O FREVO!

Veja algumas imagens e tire suas próprias conclusões.

UNIÃO ENTRE PASSISTAS, É POSSÍVEL?

OPINIÃO. Fala-se muito da necessidade de ver um dia a tão esperada união entre os passistas de frevo.

A FORÇA DA CAMISA AZUL

Nas aulas do Projeto Frevo na Praça, já foi possível observar que os professores dos Guerreiros do Passo, utilizam nos seus encontros semanais no bairro do Hipódromo...

MAX LEVAY REGISTRA OS GUERREIROS DO PASSO

O pernambucano Max Levay, profissional de reconhecido talento da arte da fotografia, fez um bonito registro dos Guerreiros do Passo no último mês de março. O artista produziu...

FOCO NO APRENDIZADO

Hoje em dia a busca por um melhor condicionamento na arte desenvolvida pelos famosos passistas de frevo, tem levado alguns praticantes a sair por ai pulando de aula em aula...

News - Guerreiros pretendem retornar às atividades abertas ao público ainda este ano/ Este site vai entrar em manutenção.

Cadê os troféus?

Organizadores da Prefeitura do Recife decepcionam no Concurso de Passistas 2012
Destaque da passista Luana Ratis

Mais uma prova do descaso com o nosso frevo. Neste último sábado, dia 28 de janeiro, na finalíssima do Concurso de Passista, no Pátio de São Pedro, faltou o principal: Os troféus dos campeões. O nível estava muito bom, os jurados identificaram realmente os melhores concorrentes, mas, os “organizadores” deram uma prova de desorganização.

Resultado: uma tremenda vaia ecoou pelo local. Será que eles não tiveram tempo para confeccionar os prêmios? Não acredito, pois uma demonstração foi dada lá: os do Concurso de Porta-Estandarte foram entregues, e nesse caso, esta disputa tinha sido realizada três dias antes.

Não sei se é má vontade ou não importa pra eles os profissionais que ali estão envolvidos. Dançarinos que passam o ano todo treinando, e muitos deles levam a vida se preparando para a sua arte. Me parece que eles só realizam este evento porque são obrigados a fazer, caso contrário, deixariam pra lá.

Depois não reclamem que vivemos a criticar e “jogar pedra” nas ações e nos organizadores dessa Prefeitura. E não venham dizer também, que foi uma falha comum. Foi sim, uma total falta de respeito e uma prova de descomprometimento com um dos mais importantes símbolos do nosso frevo. Sem contar que não é a primeira vez que esta gestão organiza a disputa.

A noite não foi totalmente perdida porque estiveram concorrendo ótimos passistas e dançarinos com grande atuação. Com destaque para a categoria Passista folião. O Homem da Sombrinha, Gerinaldo José levou o primeiro lugar, e o passista Ferreira, o segundo. Na categoria Adulto Masculino, os dançarinos Bhrunno Henryque chamou bastante a atenção, porém, Deyvson Ferreira o superou com desenvoltura, e pôs em prática variações e movimentos singulares do passo. Destaco também, as participações de Ricardo Napoleão e João Lucas, os dois ganhadores dos segundos lugares da categoria Master e Mirim respectivamente.

Agora, espero que os participantes não recebam seus irrisórios prêmios em dinheiro perto do período junino. Por favor! Estamos de olho.
Eduardo Araújo

GUERREIROS DO PASSO EM ATUAÇÃO NESTA SEXTA

Nesta sexta-feira, dia 27, o grupo Guerreiros do Passo será recebido pelo Bloco da Saudade no seu tradicional acerto de marcha no Clube Náutico Capibaribe.

Mais uma vez o grupo Guerreiros do Passo foi convocado para exibir seu conhecido e comentado experimento intitulado O FREVO, que no ano passado, neste mesmo local, empolgou o público e os foliões, num espetáculo que propõe contar a história da dança do frevo, desde o final do século XIX até os dias atuais. Os passistas e capoeiras utilizam-se dos movimentos, figurinos e da evolução das sonoridades do ritmo pernambucano para caracterizar mais de cem anos de trajetória da dança autêntica recifense.

Como aconteceu na ocasião anterior, a Orquestra do Maestro Lessa participará do evento e executará parte do repertório do grupo ao vivo.

O ensaio do Bloco da Saudade inicia às 22 horas, no Clube Náutico Capibaribe.
Endereço: Av. Rosa e Silva, SN - Bairro dos Aflitos – Recife.

Os ingressos custam R$ 15,00 reais

Viva o Frevo! Guerreiros do Passo em atuação no Janeiro de Grandes Espetáculos

Um evento vai agitar com muito frevo a noite deste sábado dia 21 de janeiro.
A programação que acontecerá na Casa MECANE faz parte do 18º Janeiro de Grande Espetáculos e será composta pela Aula espetáculo  "Fervo, Frevo", de Viviane Souto Maior, sobre a cultura popular na formação de artistas e na criação cênica.  Ainda fazendo parte da Aula Espetáculo, dois professores e diretores do Guerreiros do Passo farão uma participação: Gil Silva e Lucélia Albuquerque, trazendo seus conhecimentos sobre o frevo e sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo na cidade. Os Guerreiros fizeram parte da pesquisa da artista Viviane para a construção dessa Aula.
As outras atrações da noite, são os lançamentos de dois livros: "Brasil Africano: Frevo", de Christianne Galdino, e "Aula Espetáculo 100 Anos de Frevo", de Mariângela Valença.

O evento inicia às 22:00 horas na CASA MECANE, na Av. Visconde de Suassuna, 338 - Santo Amaro, Recife. Tel: 3038.0543. 

ENTRADA FRANCA

Guerreiros do Passo participam das gravações para programação da TV BRASIL

O grupo será apresentado pela primeira vez em rede nacional de televisão
Os Guerreiros do Passo e o espaço utilizado pelo grupo no bairro do Hipódromo, fizeram parte neste sábado, dia 14 de janeiro, das gravações do programa EXPEDIÇÕES da TV Brasil, emissora pública do Governo Federal. A jornalista Paula Saldanha e toda sua equipe colheram depoimentos, entrevistas e fizeram diversas imagens dos integrantes do grupo, onde puderam ilustrar com os trajes típicos e movimentos coreográficos característicos, o mais autentico ritmo pernambucano.
Jornalista Paula Saldanha apresenta o grupo

O tempo fechado e chuvoso impediu inicialmente os trabalhos, mas, logo depois, os céus deram uma trégua e toda filmagem pôde ser realizada da melhor maneira possível, sem prejuízo para a  desenvoltura dos dançarinos.

O garoto João Lucas de oito anos, formado pelo grupo e campeoníssimo em concursos de passistas, também foi um dos destaques da reportagem.

Mesmo já tendo feito gravações para tv’s nacionais como a Globo News, esta foi a primeira vez que o grupo exibiu seu trabalho para uma TV aberta brasileira.

O programa Expedições com a participação do grupo Guerreiros do Passo irá ao ar na semana de carnaval, aproximadamente no dia 21 fevereiro, no canal 11 em Recife e região metropolitana. As informações precisas da data e do horário serão confirmadas aqui no blog.

Aos alunos do grupo e a todos que participaram deste registro, os nossos mais sinceros agradecimentos.
A Diretoria
_________________________________________________________________________

O PROGRAMA

O EXPEDIÇÕES é o resultado de um trabalho de mais de 30 anos de documentação do Brasil e suas populações, realizado pela jornalista Paula Saldanha e pelo biólogo Roberto Werneck. O projeto como um todo inclui a série de programas de televisão EXPEDIÇÕES e livros que mostram a riqueza natural, étnica e cultural do Brasil.

Programas jornalísticos semanais, em formato de documentários de 30 minutos (26 minutos de produção), abordando o Brasil e suas milhares de faces, as populações, os costumes, a cultura, o meio ambiente, história, antropologia. As lentes do EXPEDIÇÕES percorrem todo território nacional e enfocam a realidade com profundidade.

Através de depoimentos de especialistas, opinião das comunidades e de imagens captadas nas mais distantes regiões do país, EXPEDIÇÕES dá voz à pluralidade e abriga o debate, sem abrir mão da aventura.

A missão do EXPEDIÇÕES é dar ao grande público uma macrovisão do país e sua gente, com o testemunho de dois profissionais brasileiros que, há quase três décadas, se dedicam exclusivamente a esse projeto de mostrar o Brasil aos brasileiros - um olhar consciente e apaixonado por nossa terra e nossa gente.
_________________________________________________________________________

Projeto Frevo na Praça recebe grande número de participantes

O primeiro encontro das atividades dos Guerreiros do Passo na Praça do Hipódromo ultrapassou a expectativa de público
Praça do Hipódromo - Sábado, 07 de janeiro de 2012
As atividades do Projeto Frevo na Praça desenvolvido pelos Guerreiros do Passo no bairro do Hipódromo, recomeçaram neste sábado, dia 07 de janeiro, com a temporada sendo retomada com força total pelo grupo de professores.

Neste primeiro encontro, o espaço utilizado pelos Guerreiros recebeu quase 50 alunos de diversos lugares do país, inclusive do exterior. Turistas paulistas, cariocas, japoneses, franceses, e claro, os nossos pernambucanos, participaram da oficina, aprimorando os passos, especialmente para o período que se aproxima.

Quem quiser participar, as aulas são gratuitas e qualquer um pode fazer parte. Uma equipe de instrutores experientes receberá à todos com alegria, descontração, num espaço arborizado e aprazível para a prática de exercícios físicos. Lembramos que o Projeto não acontece apenas neste momento pré-carnavalesco, mas também, durante todo o ano.

Os trabalhos iniciam às 15:00 horas, na Praça Tertuliano Feitosa (Praça do Hipódromo), no Recife, sempre aos sábados.

É importante lembrar que os alunos novatos precisam observar o Regulamento que rege as atividades do grupo. Disponível aqui no site.

Sejam todos bem vindos!
A diretoria

Federação Carnavalesca de PE promove festa de aniversário

Entidade comemora 77 anos de fundação com festejos no centro do Recife.
Missa, shows e encontro de blocos estão na programação desta terça (3).

Do G1 PE
A Federação Carnavalesca de Pernambuco (Fecape) comemora 77 anos de fundação nesta terça-feira (3) com festejos no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. O primeiro evento do dia, na manhã desta terça, é na Matriz da Boa Vista, na Rua da Imperatriz, com uma missa ecumênica. À tarde, às 16h, encontro de blocos de caboclinhos, maracatus, orquestras de frevo, cortejo com bonecos gigantes e estandartes prometem animar a festa.

Um palco, armado em frente à sede da Fecape, receberá vários nomes da música pernambucana para comemorar o aniversário da entidade. O evento terá a participação do sambista Ramos Silva, do Maestro Duda, da Banda Vinil, de Elias Ahur, entre outros convidados. O público poderá acompanhar toda a comemoração gratuitamente.

A diretora de projetos especiais da Fecape, Sandra Barcelos, ressalta que a entidade trabalha pela cultura pernambucana o ano inteiro. “A federação não cuida só do carnaval, mas trabalha com artistas sempre, incentivando e ajudando”, disse. A Fecape foi criada em 1935, por um grupo de empresários pernambucanos, que também mantinham o Quartel General do Frevo, na Praça da Independência, no centro do Recife.

Serviço
Aniversário de 77 anos da Federação Carnavalesca de Pernambuco (Fecape)
Pátio de Santa Cruz, Boa Vista, Recife
Terça-feira - 3 de janeiro
Missa - A partir das 7h / Festa - A partir das 16h
Entrada Franca