NAS AULAS DOS GUERREIROS A GRANDE ESTRELA É O FREVO!

Veja algumas imagens e tire suas próprias conclusões.

UNIÃO ENTRE PASSISTAS, É POSSÍVEL?

OPINIÃO. Fala-se muito da necessidade de ver um dia a tão esperada união entre os passistas de frevo.

A FORÇA DA CAMISA AZUL

Nas aulas do Projeto Frevo na Praça, já foi possível observar que os professores dos Guerreiros do Passo, utilizam nos seus encontros semanais no bairro do Hipódromo...

MAX LEVAY REGISTRA OS GUERREIROS DO PASSO

O pernambucano Max Levay, profissional de reconhecido talento da arte da fotografia, fez um bonito registro dos Guerreiros do Passo no último mês de março. O artista produziu...

FOCO NO APRENDIZADO

Hoje em dia a busca por um melhor condicionamento na arte desenvolvida pelos famosos passistas de frevo, tem levado alguns praticantes a sair por ai pulando de aula em aula...

News - Guerreiros pretendem retornar às atividades abertas ao público ainda este ano/ Este site vai entrar em manutenção.

Aqui o Frevo não convida, arrasta mesmo!

Todos os sábados às 15 horas e quartas às 19 horas. Participe, é Grátis!

TV Clube/Record faz mais uma gravação com os Guerreiros do Passo e registra Oficina de Conserto de Sombrinhas

Oficina realizada nesta sexta recuperou o material de trabalho do Projeto Frevo na Praça
Mais um encontro cultural foi realizado nesta sexta-feira (28/12) na sede do grupo Guerreiros do Passo no bairro do Hipódromo. O motivo desta vez foi a recuperação dos instrumentos fundamentais das aulas do Projeto Frevo na Praça, que acontece todos os sábados e quartas na Praça do Hipódromo. Grande parte do que estava deteriorado foi recuperado e colocado em uso novamente para o retorno das atividades do grupo no próximo semestre de 2013. A TV Clube/Record realizou gravações dos trabalhos no local, e registrou um hábito herdado dos ensinamentos adquiridos com o Mestre Nascimento do Passo. Com isso, além de manter em dia os utensílios das aulas do grupo, evita-se que materiais plásticos e metais sejam jogados rapidamente no meio ambiente, ajudando a preservá-lo.

Hoje nascia um Mestre

SALVE àquele que sempre será um exemplo e um farol seguro onde encontraremos o conforto ideal para continuar acreditando na luta em prol de uma causa cultural. Onde buscaremos a eterna inspiração na dedicação ao ritmo genuíno e vibrante pernambucano. Sempre seremos gratos por tudo que ele nos ensinou, e qualquer vitória que possamos ter na suada trajetória, daremos o justo crédito ao seu nome. É o mínimo que podemos fazer. Exaltaremos eternamente o orgulho de ter feito parte de sua vida e de ter o privilégio de puder repassar um pouco do seu trabalho. Os Guerreiros do Passo celebram hoje, 28 de dezembro, o surgimento entre nós de Francisco do Nascimento Filho. PARABÉNS AO NOSSO ETERNO MESTRE NASCIMENTO DO PASSO.

Mais uma emissora de TV faz registro do grupo Guerreiros do Passo

Projeto Frevo na Praça é encerrado em alto nível no bairro do Hipódromo.
Uma tarde de confraternização e de muita cultura popular marcaram o encerramento do Projeto Frevo na Praça de 2012. Neste sábado, dia 22 de dezembro, inúmeros passistas e foliões estiveram presente no local de atividades dos Guerreiros do Passo para fazer o autêntico frevo pernambucano, que contou ainda com o registro de uma equipe de gravação da TV Clube/Record. Com esta filmagem, soma-se 4 emissoras de televisão que realizam cobertura do grupo num mesmo ano. Não podemos deixar de mencionar também, as diversas notas em jornais e matérias publicadas em sites. Isso sem contar que não temos estrutura, sede ou coisa parecida, e nem amigos na imprensa, redações de revistas ou televisão para facilitar as coisas. A procura foi absolutamente espontânea e graças ao talento do grupo, dos participantes e do profissionalismo dos nossos professores.
Logo depois da movimentada oficina, os presentes puderem degustar variadas frutas e aperitivos oferecidos ao término dos trabalhos.
Ficam os agradecimentos à todos que durante os meses e semanas estiveram fazendo parte do Projeto, e dizer que o ano só foi maravilhoso por causa principalmente dos ilustres participantes e amigos. Sem eles, nada disso teria sentido.
Que venha 2013!

Aulas do meio de semana começam em ritmo intenso

Guerreiros vão fazer as noites das quartas mais festivas na Praça do Hipódromo
Quem participou da oficina extra do Projeto Frevo na Praça nesta quarta (dia 12), pôde perceber que a temporada de preparação visando o carnaval de 2013, vai ter um forte aliado de apoio. O grupo Guerreiros do Passo a partir de agora estará em ação permanente em todos os sábados e também nas quartas, disponibilizando os conhecimentos dos seus valorosos instrutores para deixar em forma qualquer passista ou folião que queira fazer bonito nas prévias e nos festejos momescos do ano que se aproxima. Venha fazer parte você também, participe. Nosso encontro já está marcado.
Anote: Aos sábados às 15 horas e nas quartas, às 19 horas.

TV Tribuna/Band registra atividades dos Guerreiros do Passo no bairro do Hipódromo

Reportagem gravada na última quinta-feira (06/12) apresenta imagens das atividades do grupo na Praça do Hipódromo. A matéria foi veiculada na mesma quinta, às 18 horas.

Reforço nas aulas de Frevo

Grupo Guerreiros do Passo intensifica seus trabalhos visando o carnaval de 2013
Mais um encontro com aulas de dança será aberto no Projeto Frevo na Praça no bairro do Hipódromo. A partir da próxima quarta-feira, dia 12 de dezembro, dar-se-á inicio a mais uma concentração com oficinas de frevo com o grupo Guerreiros do Passo. De agora em diante, todos os sábados e quartas acontecerão as oficinas culturais, com os encontros acontecendo de forma ininterrupta, inclusive com ampla possibilidade de se estenderem após o período momesco.
Com a oportunidade extra, amplia-se o processo de preparação física dos participantes e o aprimoramento das práticas do aprendizado do passo no local, dando inicio também a temporada das prévias carnavalescas para passistas e foliões. Participe, é grátis e todos podem fazer parte.

Dias e horários:
Sábados - das 15 às 17:30 horas
Quartas - das 19 às 20:30 horas

Mais Frevo

Guerreiros do Passo realizaram aula extra na manhã da quinta-feira, (06/12) para reportagem da TV Tribuna/Band. A matéria foi exibida na mesma quinta, às 18 horas.

O Frevo é a cara do Recife

O atual e suposto carnaval multicultural do Recife está equivocado. Digo que existe politicamente ou de propósito, com a finalidade de globalizar o comum, o que já existe na TV diariamente... Falta apenas colocar um rodeio, ou vaquejada em pleno Marco Zero do Recife. De brinde irão os chapéus texanos e o repertório musical tão apreciado por quem gosta do gênero!
Sabe-se que uma pizza verdadeiramente italiana têm os ingredientes do povo que a criou ou a desenvolveu em tal região geográfica. Os vinhos portugueses e franceses, ou mesmo chilenos, possuem técnicas de fabricação e envelhecimento locais... Eu diria: o frevo pernambucano é um bom vinho de jurubeba! Para ser bairrista (com todo orgulho), confirmo que é uma cachaça da boa com limão! De tira-gosto: caranguejo, peixe agulha frito ou caldo de feijão! Pode ser também uma fatia de laranja... São costumes do local! Pernambuco é isso... A cultura local é a alma desse povo sofrido e alegre!

Concordo plenamente com a ideia de que estão mutilando o carnaval do Recife, em nome de uma falsa audiência televisiva. Diga-se: será audiência para o atual governador? Qual é a sua, grande Lenine? Você é compositor e músico e sabe que existem milhares de outros músicos e artesãos desempregados no Recife... As obras culturais imateriais pertencem às várias gerações... O carnaval é um momento especial e de se ganhar dinheiro... Vitrine para todos!

Isso é grave: político não sabe cantar um frevo, compor ou mesmo, tocar um instrumento tipo metal, saxofone, trombone e trompete... Talvez cante um rock de gosto duvidoso, uma música brega ou uma moda sertaneja moderna, tipo modões que estão nas atuais trilhas sonoras da Rede Globo, travestidas de músicas românticas. O Recife não tem a obrigação e engolir a música brega, e tornar-se o reduto da “Cornocanção”.

Como fã incondicional do frevo pernambucano, ficam meus protestos... O palco principal do carnaval de Pernambuco deve ser a passarela do frevo em todos os seus estilos: frevo canção, de bloco, de rua, ou como estiver grafado na história pré e pós “100 Anos de Frevo”. O maracatu poderá ser coadjuvante neste palco multicultural...

E a audiência da televisão? Dane-se... O público local, e turistas do Brasil e outros países aplaudirão um show de cultura local.

Viva o frevo!
Lailton Araújo