NAS AULAS DOS GUERREIROS A GRANDE ESTRELA É O FREVO!

Veja algumas imagens e tire suas próprias conclusões.

UNIÃO ENTRE PASSISTAS, É POSSÍVEL?

OPINIÃO. Fala-se muito da necessidade de ver um dia a tão esperada união entre os passistas de frevo.

A FORÇA DA CAMISA AZUL

Nas aulas do Projeto Frevo na Praça, já foi possível observar que os professores dos Guerreiros do Passo, utilizam nos seus encontros semanais no bairro do Hipódromo...

MAX LEVAY REGISTRA OS GUERREIROS DO PASSO

O pernambucano Max Levay, profissional de reconhecido talento da arte da fotografia, fez um bonito registro dos Guerreiros do Passo no último mês de março. O artista produziu...

FOCO NO APRENDIZADO

Hoje em dia a busca por um melhor condicionamento na arte desenvolvida pelos famosos passistas de frevo, tem levado alguns praticantes a sair por ai pulando de aula em aula...

News - Guerreiros pretendem retornar às atividades abertas ao público ainda este ano/ Este site vai entrar em manutenção.

Cuidados com a preparação do Passista

Mayara Tenório
Passada a euforia habitual do carnaval e voltando ao estado normal da vida cotidiana, é a oportunidade que os dançarinos populares e iniciantes do passo têm para a melhoria do seu aprendizado e de sua técnica, desejando alcançar o tão esperado atributo frevístico. É neste momento que se deve iniciar o treinamento para conseguir bons resultados e a devida preparação visando desenvolver os complexos movimentos exigidos do passista.

Atualmente não é difícil encontrar locais para a prática do ritmo que mantêm cursos fora do período carnavalesco, com instituiçoes a oferecer durante semanas e meses, oficinas direcionadas aos interessados em ampliar o seu repertório coreográfico. Mas tenham cuidado! A oferta pode ser grande, mas é preciso ficar de olho na qualidade do trabalho oferecido.

Nesses anos todos de atividades com o frevo, venho observando muitos foliões preocupados em se exercitar apenas nos dias que antecedem a grande festa, e é nesta hora que podem surgir lesões e contusões pela forma frenética em querer obter resultados positivos num curto espaço de tempo. Mesmo àqueles que são passistas tradicionais do nosso carnaval, também podem correr riscos, se desprezarem conceitos fundamentais de preparação. Faço este alerta principalmente aos leigos do assunto, pois, para os profissionais e dançarinos do ramo isso não é uma novidade. Sem esquecer os turistas e praticantes momentâneos que se aventuram nas rodas dos grupos, não sendo difícil conhecer relatos de gente que se machucou seriamente nos exercícios, induzidos muitas vezes pela empolgação e pela falta de cuidado de instrutores despreparados. O resultado disso tudo pode ser a completa negação do participante em futuras aulas e um temor contagiante que intervém decisivamente na conquista de novos adeptos para o ritmo.

Atividade contínua e progressiva três vezes por semana, baseadas em uma metodologia adequada, respeitando intervalos de descanso, é imprescindível para um ganho muscular aceitável e uma boa resistência que posteriormente sirva de base para a execução dos diversos passos, resultando em satisfação do passista quando este for demonstrar seus movimentos.

A sugestão que fica é a seguinte: ao fazer sua incursão pelo frevo não deixe para a última hora. Comece bem antes, quem sabe agora após o carnaval. Seria o ideal. Dê condições ao seu corpo de reagir quando ele será mais requisitado, lá pelo final do ano. Não esqueça de procurar bons professores e de fazer uma pesquisa criteriosa entre as instituições de ensino.
Feito isso, caiam no passo com segurança, responsabilidade e sem perder a alegria.
Evoé!
Eduardo Araújo

TV australiana realiza filmagem com os Guerreiros do Passo

Uma equipe de TV da Austrália registrou imagens do grupo Guerreiros do Passo nesta quarta-feira de cinzas (13/02) para um documentário referente aos jogos da Copa do Mundo que será realizado no Brasil em 2014. O ambiente de gravação com os Guerreiros ocorreu no Recife Antigo, com os passistas vestidos com os trajes típicos do século passado e executando os mais tradicionais movimentos do Frevo. Em dado momento, os dançarinos se integraram ao desfile de uma agremiação que fazia seu evento no local, o Blocalhau, desfilando juntos pelas ruas centrais do tradicional bairro recifense.
A matéria fará menção sobre as doze cidades sedes dos jogos, e será transmitida este ano exclusivamente no continente australiano. De acordo ainda com a equipe de filmagem, o documentário vai mostrar aspectos característicos de cada local com suas particularidades artísticas e sociais. Em breve disponibilizaremos as imagens deste trabalho aqui no blog. Aguarde!

TV Jornal/SBT exibem imagens dos Guerreiros do Passo

Grupo Guerreiros do Passo participa de reportagem que reuniu grandes nomes do Frevo pernambucano.

Guerreiros do Passo e Maestro Spok participam de reportagem nacional do SBT

Integrantes do grupo Guerreiros do Passo e o Maestro SPOK estiveram nesta quarta (06/02) no Parque das Esculturas, no centro do Recife, para participarem de uma gravação de uma reportagem nacional do SBT que será veiculada na semana pré-carnavalesca.
A equipe de TV colheu imagens do grupo e junto com Spok ilustrou a matéria mostrando os diversos passos e alguns aspectos característicos do autêntico Frevo pernambucano. Participou ainda da gravação, o escritor e historiador Leonardo Dantas Silva.

Grupo volta ao encontro dos foliões

Nesta noite, 07 de fevereiro, o grupo Guerreiros do Passo fará sua tradicional apresentação na concentração do Clube ESCUTA LEVINO na Praça Maciel Pinheiro, centro do Recife. Mais uma vez os passistas se exibirão na rua, no meio do povo, preparando o público presente para o grande cortejo que será realizado logo em seguida. A orquestra do Maestro LESSA vai acompanhar a multidão pelas ruas principais do centro, até chegar ao bairro do Recife Antigo. IMPERDÍVEL! O evento inicia às 20 horas com acesso Grátis!