NAS AULAS DOS GUERREIROS A GRANDE ESTRELA É O FREVO!

Veja algumas imagens e tire suas próprias conclusões.

UNIÃO ENTRE PASSISTAS, É POSSÍVEL?

OPINIÃO. Fala-se muito da necessidade de ver um dia a tão esperada união entre os passistas de frevo.

A FORÇA DA CAMISA AZUL

Nas aulas do Projeto Frevo na Praça, já foi possível observar que os professores dos Guerreiros do Passo, utilizam nos seus encontros semanais no bairro do Hipódromo...

MAX LEVAY REGISTRA OS GUERREIROS DO PASSO

O pernambucano Max Levay, profissional de reconhecido talento da arte da fotografia, fez um bonito registro dos Guerreiros do Passo no último mês de março. O artista produziu...

FOCO NO APRENDIZADO

Hoje em dia a busca por um melhor condicionamento na arte desenvolvida pelos famosos passistas de frevo, tem levado alguns praticantes a sair por ai pulando de aula em aula...

News - Guerreiros pretendem retornar às atividades abertas ao público ainda este ano/ Este site vai entrar em manutenção.

Guerreiros do Passo promovem venda de camisas para ajudar nas obras da sua futura sede

Grupo faz a chamada ao público para apoiar as reformas do seu futuro local de trabalho.
Os Guerreiros do Passo anunciaram no começo deste ano que conseguiram adquirir com recursos próprios uma casa no bairro do Hipódromo, no Recife, onde será instalada sua futura sede. A notícia foi inclusive matéria de reportagem especial no jornal Diário de Pernambuco no dia 03 de janeiro de 2015. Veja a versão online do jornal clicando AQUI.

O local da futura sede vai precisar de uma grande reforma para receber as atividades do grupo, e tem previsão de funcionamento para 2016. O imóvel vai necessitar de adequações que permitirão a realização das aulas de dança, ensaios, sala de reunião, banheiros e o ambiente para o acondicionamento do acervo do grupo. A partir disso, estão sendo planejadas diversas ações com a finalidade de arrecadar valores para ajudar nos reparos estruturais do espaço.

Uma ação já iniciada, é a comercialização de camisas com a marca do grupo para reverter o dinheiro em prol dos melhoramentos do lugar. A confecção das camisas foi possível através do último projeto aprovado pela instituição no Funcultura, e em decisão unânime dos professores e da coordenação do grupo, ficou decidido que as peças seriam vendidas como forma de adquirir recursos para a reforma da sede. Uma campanha de financiamento coletivo no CATARSE também está sendo programada para começar em alguns dias.

Os Guerreiros do Passo carregam na sua história o conceito de que o frevo deve ser ouvido e dançado em todos os meses do ano, derrubando a ideia de que o ritmo é exclusivamente uma manifestação cíclica do carnaval. Para isso, uma sede torna-se fundamental para comportar as aspirações do grupo, que, com sua atuação, vêm incentivando esta arte com iniciativas pedagógicas sérias, com pesquisas, investigações históricas - como é o caso do Laboratório do Passo -, e da criação de espetáculos. Mesmo garantindo a casa, os Guerreiros não pretendem se distanciar dos ambientes ao ar livre, pelo contrário, uma sede propiciará um melhor planejamento das ações, e o lugar vai se transformar numa extensão para aperfeiçoar as atividades com o frevo nos mais diferentes aspectos.

O público está sendo conclamado para ser parceiro nessa nova empreitada dos Guerreiros. E quando estiver em funcionamento, os organizadores pretendem oferecer igualmente a sede para outros grupos e dançarinos realizarem seus encontros e intervenções artísticas. SEJA PARCEIRO, ADQUIRA SUA CAMISA. E SE JÁ COMPROU, DIVULGUE AOS SEUS AMIGOS.

A camisa está disponível nas aulas do Projeto Frevo na Praça no bairro do Hipódromo nas quartas e sábados ao preço de R$ 30 REAIS.

Ao adquirir a camisa, você estará contribuindo ativamente para a manutenção do grupo e transformando-se em um coparticipante nessa importante ação. Apoie a reforma da futura sede dos Guerreiros do Passo. Apoie a criação de mais um espaço vivo do frevo na cidade. Contamos com sua colaboração!

Pesquisador do Japão retorna ao Recife para estudar o frevo

O professor Chikashi Kambe, Mestre em educação física da Tokyo Gakugai University, instituição de ensino superior da cidade de Tóquio, no Japão, regressou neste último domingo (04/10) ao Recife para continuar sua jornada nos estudos do ritmo carnavalesco do estado. O professor Kambe visitou a sede dos Guerreiros do Passo na segunda-feira e apresentou seus primeiros relatos sobre sua permanência na nossa cidade que acontecerá por um período de 12 meses.

No começo deste ano, o docente esteve em Recife para dá início ao processo de pedido de apoio para a sua pesquisa, incluindo solicitação de permanência no Brasil durante o tempo de um (01) ano. E para requerer este visto, foi necessário apresentar ao Consulado Brasileiro em Tóquio uma carta convite de um órgão de pesquisa brasileiro dando o aval para a realização do seu projeto de pesquisa durante o prazo proposto. A Fundação Joaquim Nabuco acolheu o professor e preparou a documentação necessária para o envio. Com tudo resolvido, o professor Kambe chegou a cidade, e permanecerá uma boa temporada investigando o frevo nos seus mais diversos aspectos, e irá organizar informações em contato com agremiações, grupos de dança, passistas e professores do ritmo. Kambe, em uma das vezes em que esteve no Recife, conheceu o Mestre Nascimento do Passo, estabelecendo uma grande amizade, o que lhe impulsionou a imergir no universo da rica cultura coreográfica e musical originada na região. Os Guerreiros do Passo também já foram abordados em suas pesquisas, e como resultado apresentou em 2012, no Japão, um trabalho sobre o grupo no 63º Congresso da Sociedade de Educação Física, Saúde e Ciências Esportivas, realizado em Tokai University que fica na província de Kanagawa perto de Tóquio. O título do trabalho foi “Um Projeto para Transmitir o Frevo à Geração Futura: A Tentativa dos Guerreiros do Passo”, exibido na seção de antropologia do esporte e dança do referido congresso.

Desejamos que o Professor Chikashi Kambe tenha mais uma vez uma excelente estada na nossa cidade e possa realizar um belo trabalho com o frevo, tornando a cultura local ainda mais valorizada e difundida do outro lado do mundo.