NAS AULAS DOS GUERREIROS A GRANDE ESTRELA É O FREVO!

Veja algumas imagens e tire suas próprias conclusões.

UNIÃO ENTRE PASSISTAS, É POSSÍVEL?

OPINIÃO. Fala-se muito da necessidade de ver um dia a tão esperada união entre os passistas de frevo.

A FORÇA DA CAMISA AZUL

Nas aulas do Projeto Frevo na Praça, já foi possível observar que os professores dos Guerreiros do Passo, utilizam nos seus encontros semanais no bairro do Hipódromo...

MAX LEVAY REGISTRA OS GUERREIROS DO PASSO

O pernambucano Max Levay, profissional de reconhecido talento da arte da fotografia, fez um bonito registro dos Guerreiros do Passo no último mês de março. O artista produziu...

FOCO NO APRENDIZADO

Hoje em dia a busca por um melhor condicionamento na arte desenvolvida pelos famosos passistas de frevo, tem levado alguns praticantes a sair por ai pulando de aula em aula...

News - Guerreiros pretendem retornar às atividades abertas ao público ainda este ano/ Este site vai entrar em manutenção.

Mais um sábado especial

PROJETO FREVO NA PRAÇA DOS GUERREIROS DO PASSO É TOMADO PELAS CRIANÇAS
Quem esteve no espaço de oficinas utilizado pelos Guerreiros do Passo neste sábado, dia 29 de setembro, pôde comprovar mais um fenômeno de participação no lugar. Passistas diversos e dezenas de crianças estiveram na Praça para participar da aula de dança, resultando em um momento marcante e num colorido especial.
O reforço se deu, através da visita de alunos da Escola Alegria do Saber, do município de Camocim de São Félix, interior pernambucano. Uma tarde de festa proporcionada pelos passistas mirins, que deram um verdadeiro exemplo de participação e dedicação ao frevo, demonstrando que o nosso ritmo maior, com eles, certamente irá se perpetuar ainda por muito mais tempo.
Parabéns à direção da Escola pela iniciativa de apresentar, na prática, o fazer cultural aos alunos, e nossos cumprimentos aos colaboradores, professores, e especialmente, a Irleide Souza. Desde já, afirmamos que estamos à disposição de qualquer instituição e/ou escola que queira também organizar suas visitas e fazer o passo conosco. 
Sejam todos bem vindos!

Guerreiros do Passo é destaque na TV Jornal SBT

A reportagem realizada no dia 14 de setembro (dia Nacional do Frevo), foi apresentada nesta quarta, dia 20.

O Frevo invade a Praça do Hipódromo em plena sexta-feira

Um grande público festeja o Dia Nacional do Frevo na Praça Tertuliano Feitosa.
Realizada especialmente para comemorar a segunda data anual do ritmo maior do nosso estado, a oficina de dança dos Guerreiros do Passo que tradicionalmente ocorre aos sábados, foi realizada especialmente num dia extra, sexta feira. A data excepcional de comemoração (14 de setembro), foi instituída pelo Governo Federal em 13 de janeiro de 2009.

Para isso, um grande público aceitou a sugestão do grupo, e diversos participantes de todas as idades estiveram presentes para festejar a data especial. A emissora, TV Jornal, afiliada do SBT, registrou as atividades, colhendo imagens e entrevistas dos integrantes do projeto. À frente dos trabalhos estavam os professores Valdemiro Neto e Gil Silva.
Lembrando que a aula do sábado (15), ocorreu normalmente.

Americanos e canadenses caem no passo na Praça do Hipódromo

Guerreiros do Passo recebem visita de membros do Friendship Force International
O Projeto Frevo na Praça recebeu neste sábado dia 08 setembro, a visita de alguns integrantes do Friendship Force International. Friendship Force é uma organização sem fins lucrativos, que realiza intercambio cultural internacional, através de um programa fundado em 1977, nos Estados Unidos da América. Conhecidos como "Embaixadores da Amizade", os membros dessa organização viajam trocando experiencias, informações e conhecimentos com outros associados espalhados pelo mundo, em mais de 50 países.
Dessa vez estando em Recife, o grupo muito especial de membros que vieram dos EUA e Canadá, aproveitaram para cair no frevo no “Projeto Frevo na Praça”, e ficaram encantados. Conheceram como a dança pernambucana é realizada em grande palco a céu aberto, na bela Praça Tertuliano Feitosa.

Edna Pimentel, responsável pela apresentação do grupo ao Projeto, ficou feliz de ver que seus amigos caíram no passo. Edna tinha certeza que participando de uma tarde com os Guerreiros, repetindo os diversos movimentos que facilitam o aprendizado da dança, eles seriam picados pelo micróbio do frevo. Frevaram e provaram que são cidadãos temporários do Recife, a terra do frevo e do Maracatu. E todos saíram felizes de terem terminado o dia, dançando em uma Praça do Recife.

Referência do outro lado do mundo

Grupo Guerreiros do Passo foi tema de estudo em Congresso Acadêmico no Japão
Cartaz do Congresso
O professor de Educação Física da Tokyo Gakugai University, Chikashi Kambe, apresentou no 63º Congresso da Sociedade de Educação Física, Saúde e Ciências Esportivas do Japão, que se realizou de 22 a 24 de agosto de 2012, em Toukai, Universidade que fica na província de Kanagawa, próximo da cidade de Tóquio, um estudo sobre as atividades e ações desenvolvidas pelo grupo Guerreiros do Passo.

Chikashi Kambe é um profissional que já vem pesquisando o frevo e o carnaval pernambucano há alguns anos, inclusive, conhecia de perto o Mestre Nascimento do Passo e sua obra. Foi através do Mestre que o docente aproximou-se dos integrantes do grupo. Veja uma matéria sobre a última visita do educador na nossa cidade, clicando aqui.

No congresso japonês, Chikashi apresentou um estudo sobre os Guerreiros na seção Antropologia do Esporte e Dança. O título do trabalho foi “Um Projeto para transmitir o Frevo à geração futura: A tentativa dos Guerreiros do Passo”.

Professor Chikashi Kambe
Para isso, o professor baseou-se em pesquisas que realizou com o grupo na própria cidade do Recife em 2009 e 2011; o website oficial dos Guerreiros do Passo e a monografia de Lucélia Albuquerque de Queiroz, que tem como tema central, as práticas do grupo.

Ainda na Conferência, Chikashi explicou as circunstâncias de formação da instituição, o objetivo das atividades empreendidas pela equipe de instrutores, e outras ações. Sobre as atividades, ele apresentou quatro exemplos: as oficinas da Praça do Hipódromo; o Grupo de dança “Guerreiros do Passo”; a agremiação carnavalesca “Troça o Indecente” e um estudo sobre o frevo pernambucano.

Sem dúvidas este é um resultado de enorme relevância e um importante reconhecimento às atuações dos Guerreiros do Passo em outro país. O grupo agradece a referência do professor Kambe, compreendendo que isso é mais um estímulo para impulsionar os trabalhos, e continuar fazendo o que sempre fizeram, tratar o frevo com responsabilidade e respeito à cultura do nosso povo.

Tarde de festa na Praça do Hipódromo.

Obrigado à todos que estiveram presente para prestigiar a data festiva do grupo. Que venham muitos outros!