Depois de um trabalho de pesquisa criterioso do seu criador e de
algumas consultas realizadas ao público, os Guerreiros lançam neste
momento sua comunicação visual.
A nova identidade visual
proposta para o grupo apresenta os símbolos e as cores que reúnem conceitos modernos da arte visual e aspectos característicos do autêntico
frevo pernambucano. A aparência inovadora traz na sua feição a marca da
qualidade no fazer cultural do grupo, concebida com o auxílio de um
profissional experiente e reconhecido do designer gráfico do Estado.
Jorge Hopper, diretor
de criação da Agência Iris, soube exprimir de forma apropriada os elementos que
em conjunto refletem a originalidade e toda a energia acumulada do grupo com a dança do frevo, sem alterar em nada a hegemonia dessa
turma boa que tradicionalmente vem carregado nas veias o amor pela cultura
principal do nosso povo. Os tons escolhidos para representar a marca são azul
e o branco.
A partir de agora, os
Guerreiros do Passo terão sua comunicação visual baseadas nos conceitos
descritos a seguir.
________________________________________________
CONCEITUAÇÃO DA MARCA
A identidade visual
proposta para os Guerreiros do Passo usa como elemento básico para sua
concepção o movimento, tanto do corpo quanto do conjunto dos passistas de frevo
e na fluidez característica do ritmo. Uma vinheta como elemento gráfico traz a
particularidade da Praça do Hipódromo ao desenho final.
A intenção é que, ao se
olhar a marca, se tenha a impressão de ver o frevo acontecendo, o passista que
se destaca, a multidão aglomerada e a “algazarra” nas ruas. Quase como se fosse
possível ouvir um frevo ao observá-la.
A fluidez do conjunto
só é interrompida pelo desenho da vinheta que faz às vezes de sombrinha. A
ideia aí é destacar um elemento gráfico existente no piso da Praça do
Hipódromo, a origem do grupo, o seu berço, a sua base. A sombrinha é, portanto,
o “brasão”, o selo de originalidade dos Guerreiros do Passo.
A ideia de uma
sombrinha com desenho próprio, exclusivo, irá auxiliar na diferenciação com
outros grupos e instituições que costumeiramente usam o tradicional instrumento
do passista como representação. Será a “sombrinha dos Guerreiros”.
A marca procura atender
também à necessidade de se adaptar às inúmeras formas de uso, como também a
facilidade de reprodução. Os elementos podem ser usados até mesmo soltos,
formando estampas e em tons diferentes, de acordo com o momento e as ações do
grupo. Portanto, numa apresentação para o evento da Copa do Mundo, por exemplo, as cores podem ser adaptadas às da bandeira do
Brasil. Porém, em materiais institucionais como sites e documentos oficiais, as
cores deverão ser as da versão original (azul e branco).
A nova marca vem para
transmitir a liberdade, a distinção, a alegria e a força dos Guerreiros do
Passo.
JORGE HOPPER DESEGN GRÁFICO/PUBLICIDADE
Ficou Show!!!!!
ResponderExcluirSou cada vez mais fã desse grupo de guerreiros!
Que Maravilha!! Parabéns ao grupo!!
ResponderExcluirO tom azul lembra o céu. E em terra firme estamos dando continuidade a todos aqueles que tanto fizeram pelo FREVO.Somos uma constelação com várias estrelas, entretanto, só uma é de quinta grandeza e esta chama-se FREVO!
ResponderExcluirEvoé!
Evoé!
"Viva o frevo, viva o passo, viva Os Guerreiros do Passo"!
Parabéns, Guerreiros! Amei a ideia das canecas também!
ResponderExcluirGreice Monteiro
PARABENS AOS GUERREIROS ADOREI CANECA, CAMISA, SACOLA E A PARTE TRASEIRA DA CAMISA ESTA LINDA. TUDO OTIMO, NOTA DEZ COM LOUVOR VAMOS ARRASAR
ResponderExcluir