Conheça uma
particularidade especial da marca do grupo
O símbolo que representa uma sombrinha de frevo na marca dos Guerreiros do Passo, vem chamando a atenção e produzindo certa
estranheza naquelas pessoas que não estão acostumadas com o desenho pouco habitual do instrumento principal do passista.
Como foi muito bem explicado no Conceito da Marca, disponível aqui no blog, a identidade visual dos Guerreiros, além de ter sido idealizada com elementos característicos do nosso ritmo, levou uma forte influência da Praça do Hipódromo, tendo recebido a reprodução de uma ilustração existente na pavimentação da mesma.
Imagem da ilustração antes da reforma da Praça do Hipódromo Foto captada pelo Google Street View em janeiro de 2012 |
Como foi muito bem explicado no Conceito da Marca, disponível aqui no blog, a identidade visual dos Guerreiros, além de ter sido idealizada com elementos característicos do nosso ritmo, levou uma forte influência da Praça do Hipódromo, tendo recebido a reprodução de uma ilustração existente na pavimentação da mesma.
O designer JORGE HOPPER, quis vincular simbolicamente este
fragmento gráfico na identidade visual do grupo, visto que a Praça representa grande importância
e carrega valiosa estima por todos que integram os Guerreiros do Passo. A vinheta,
como é chamada pelo profissional criador, é uma ilustração originada das famosas
“calçadas de pedras portuguesas”, e sua implantação na nossa cidade remonta às
primeiras décadas do século XX, quando o Recife passava na época por uma
reforma urbanística. As gravuras exibiam temas diversos, muitas delas alusivas à
formas alegóricas da história clássica, disponibilizadas num verdadeiro museu a
céu aberto.
Calçada do Parque Treze de Maio |
E a Praça Tertuliano Feitosa (conhecida como Praça do Hipódromo) também passou recentemente por uma desrespeitosa ação de descaracterização do seu Projeto arquitetônico. Com a reforma realizada na Praça em 2012, a Prefeitura do Recife, na gestão do prefeito João da Costa, alterou o projeto original dessa ilustração no piso do lugar, inserindo um gráfico diferente do anteriormente colocado. O fato lamentável passou despercebido pela comunidade e nem sequer provocou alarido perante àqueles que deveriam salvaguardar a memória cultural do nosso povo.
Graças a alguns registros fotográficos, foi possível recuperar a imagem do formato antigo da vinheta, e com isso, podemos eternizá-la aqui, já que a Prefeitura não o fez na prática. Como demonstração, disponibilizamos outras figuras que ainda estão expostas nos calçamentos do centro da cidade, inclusive, algumas bem parecidas e outra idêntica a que foi utilizada na marca dos Guerreiros. Ela fica na calçada que circunda a Câmara de Vereadores do Recife.
Calçada da Câmara Municipal do Recife - Novembro de 2011 |
Eduardo Araújo
Brilhante ideia, essa de eternizar na sombrinha, o solo onde se dança.
ResponderExcluirParabéns Guerreiros!!!
ESTA PRAÇA DO HIPÓDROMO TEM TUDO A VER E EM TODOS OS TEMPOS SERÁ UM MARCO PARA O NOSSO FREVO, É NOSSA CARACTERÍSTICA EM SUAS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DE RUA. (Geraldo Silva)
ResponderExcluirO BRASÃO ESTA EM COMUM COM O NOSSO BRASIL TAMBÉM. LEMBRANDO PORTUGAL NATURALMENTE A SUA NOBRESA ESTÁ ILUSTRADA NOS NOSSOS ESTANDARTES. AS PEDRAS DAS CALÇADAS COM DISFARSES NOS MOSTRAM A MARCA DA MONARQUIA ACOM A FLOR DE LIZ ALÍ ESTAMPADA DISCRETAMENTE. (AOS MEUS ÓLHOS). (Geraldo Silva)
ResponderExcluir